O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
Grupo de parceiros:
Rotary Club de Duartina
Prefeitura Municipal de Duartina
Sindicato Rural de Duartina
SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)
Público-alvo:
Adultos trabalhadores da zona rural e/ou aposentados que não tiveram oportunidade de estudos devido a trabalho e/ou situação financeira.
Duração:
O curso tem a duração de 8 meses para cada turma, sendo que após esse período o aluno tem a oportunidade de dar continuidade ingressando no supletivo.
Salas de aula:
Duas, sendo uma funcionando na E.M.E.F. “José Sabbag” e outra funcionado na E.M.E.F. “João Solimeo”, escolas municipais de Duartina.
Responsáveis:
Professoras Berenice Tanaka e Salette Domingues.
Justificativas:
A alfabetização para adultos teve seu início no ano de 2005/2006, atendendo a função social e as necessidades de aprendizagem e leitura de todos os alunos.
Será oferecido aos alunos um ensino adequado, o que não significa um estudo menos exigente, mas sim um estudo com desafios significativos, provocando expectativas positivas.
O projeto busca a melhoria na relação trabalho x família x comunidade; considerando a realidade vivida e os saberes possuídos, ampliando-os.
I. Objetivos:
Este projeto visa dar oportunidade aos alunos de:
- Retomar o fluxo regular de escolarização;
- Desenvolver confiança na sua capacidade de aprender;
- Permitir acesso ao conhecimento socialmente reconhecido;
- Elevar a autoestima, a criatividade, a imaginação e o trabalho coletivo;
- Enfrentar as dificuldades não como fracassos, mas sim como desafios a serem superados;
- Compreender as diferenças individuais e respeitar os limites do outro;
Ao professor cabe:
- Ser a mola mestra que orienta o trabalho;
- Impulsionar o aluno a progredir superando barreiras;
À prefeitura cabe:
- Providenciar o local onde acontecerão as aulas, facilitando para que os alunos sejam atendidos na comunidade onde moram.
Ao Sindicato Rural cabe:
- Ser o ponto de apoio aos professores quando estes necessitarem;
- Estimular para que um trabalho dinâmico contagie a todos, conseguindo mais adesões ao projeto;
Ao Rotary Club de Duartina cabe:
- Transformar a realidade a partir do momento em que se assume a existente;
- Apoiar os professores quando solicitado, para melhor desempenho do trabalho;
- Colaborar com os atendimentos médicos que os alunos precisem;
- Providenciar óculos para os alunos, pois a maioria não aprende porque não enxerga direito.
II. Recursos:
- Jornais e revistas;
- Entrevistas, trabalhos em campo;
- Jogos;
- Trabalho com sucatas, recortes, colagens;
- Pintura com técnicas de envelhecimento e outras mais simples;
- Livros paradidáticos para leituras diversificadas;
- Livros didáticos com textos diversificados para diferentes tipos de leitura;
- Receitas;
- Músicas;
- Poesias;
- Roupas doadas para realizar o minimercado durante o qual aprendem matemática;
- Biblioteca;
- Sala de informática.
III. Desenvolvimento:
O trabalho com essas classes exige real integração curricular e faz-se necessário organizá-lo articulando a concepção de educação aos objetivos, conteúdos e formas de ensinar, a fim de atingirmos as metas propostas.
Todas as propostas giram em torno de núcleos centrais incluindo conteúdos especiais.
Os eixos centrais se definem assim:
Língua Portuguesa:
- Leitura e produção de textos. Sintetizando este trabalho, levar-se-ão em conta as razões para se ler e produzir textos dentro dos contextos sociais, humanos e educacionais. Neste sentido, enfatiza-se:
- Cidadania com a participação social;
- A formação do sujeito autônomo, crítico e democrático;
- A aprendizagem desenvolvendo interesses, habilidades e promovendo crescimento;
- A percepção, postura e atitudes diante do mundo, onde tudo é leitura.
Isso levará o aluno a criar, compreender e aprender, pois estará trabalhando textos: informativos (jornais, revistas), instrucionais (receitas, jogos), de convencimento (propaganda, anúncios), de enredamento (contos, histórias, poemas).
Desses materiais, serão vistos e identificados os recursos linguísticos e visuais, a qualidade, a relação dentro do tempo e história.
Parabéns pelo Projeto. Se todos compartilhassem do ideal de educar aos que nãotiveram acesso à educação na idade apropriada, com certeza, teríamos um mundo mais humano.
ResponderExcluirParabéns pela inciativa, projeto e muito mais, pelo ato de AMOR.
Agradecemos pelas palavras, companheiros!
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