Rotary Club de Duartina
Prefeitura Municipal de Duartina
Sindicato Rural de Duartina - SENAR
Público-alvo: adultos trabalhadores da zona rural e/ou aposentados que não tiveram oportunidade de estudos devido a trabalho e situação financeira.
Duração: o curso tem a duração de 8 meses para cada turma, após o que o aluno tem a oportunidade de dar continuidade ingressando no supletivo.
Salas de aula: duas sendo uma funcionando na E.M.E.F. “José Sabbag” e outra funcionando na E.M.E.F. “João Solimeo”.
Responsáveis: Professoras Berenice Tanaka e Salette Domingues.
Justificativas
A alfabetização para adultos teve seu início no ano de 2005/2006 atendendo à função social, às necessidades de aprendizagem e leitura de todos os alunos.
Será oferecido aos alunos um ensino adequado, o que não significa um estudo menos exigente, mas sim um estudo com desafios significativos, provocando expectativas positivas.
Busca a melhoria na relação trabalho-família-comunidade, considerando a realidade vivida e os saberes possuídos ampliando-os.
Este projeto visa dar oportunidade aos alunos de:
Ao professor cabe:
À prefeitura cabe:
Ao Sindicato Rural cabe:
- Transformar a realidade a partir do momento em que se assume a existente;
- Apoiar os professores quando solicitado, para melhor desempenho do trabalho;
- Colaborar com os atendimentos médicos que os alunos precisem;
- Providenciar óculos para os alunos, pois a maioria não aprende porque não enxerga direito.
- Jornais e revistas;
- Entrevistas, trabalhos em campo;
- Jogos;
- Trabalho com sucatas, recortes, colagens;
- Pintura com técnicas de envelhecimento e outras mais simples;
- Livros paradidáticos para leituras diversificadas;
- Livros didáticos com textos diversificados para diferentes tipos de leitura.
- Receitas;
- Músicas;
- Poesias;
- Roupas que são doadas para realizar o mini mercado ensinando a matemática;
- Biblioteca;
- Sala de informática.
III. Desenvolvimento
O trabalho com estas classes exige real integração curricular e faz-se necessário organizá-lo, articulando a concepção de educação aos objetivos, conteúdos e formas de ensinar, a fim de atingirmos as metas propostas. Todas as propostas giram em torno de núcleos centrais incluindo conteúdos especiais. Os eixos centrais se definem:
Língua Portuguesa:
Leitura e produção de textos. Sintetizando este trabalho, levar-se-ão em conta as razões para se ler e produzir textos dentro dos contextos sociais, humanos e educacionais. Neste sentido, enfatiza-se:
- Cidadania com a participação social;
- A formação do sujeito autônomo, crítico e democrático;
- A aprendizagem desenvolvendo interesses, habilidades e promovendo crescimento;
- A percepção, postura e atitudes diante do mundo, onde tudo é leitura;
Isto levará o aluno a criar, compreender e aprender, pois estará trabalhando textos: informativos (jornais, revistas), instrucionais (receitas, jogos), de convencimento (propaganda, anúncios), de enredamento (contos, histórias, poemas).
Destes materiais serão vistos e identificados os recursos lingüísticos e visuais, a qualidade, a relação dentro do tempo e história.
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