quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O que é o Projeto de Alfabetização de Adultos

Grupo de Parceiros:

Rotary Club de Duartina

Prefeitura Municipal de Duartina

Sindicato Rural de Duartina - SENAR


Público-alvo: adultos trabalhadores da zona rural e/ou aposentados que não tiveram oportunidade de estudos devido a trabalho e situação financeira.


Duração: o curso tem a duração de 8 meses para cada turma, após o que o aluno tem a oportunidade de dar continuidade ingressando no supletivo.


Salas de aula: duas sendo uma funcionando na E.M.E.F. “José Sabbag” e outra funcionando na E.M.E.F. “João Solimeo”.


Responsáveis: Professoras Berenice Tanaka e Salette Domingues.


Justificativas


A alfabetização para adultos teve seu início no ano de 2005/2006 atendendo à função social, às necessidades de aprendizagem e leitura de todos os alunos.

Será oferecido aos alunos um ensino adequado, o que não significa um estudo menos exigente, mas sim um estudo com desafios significativos, provocando expectativas positivas.

Busca a melhoria na relação trabalho-família-comunidade, considerando a realidade vivida e os saberes possuídos ampliando-os.


I. Objetivos


Este projeto visa dar oportunidade aos alunos de:
- Retomar o fluxo regular de escolarização;
- Desenvolver a confiança na sua capacidade de aprender;
- Permitir acesso ao conhecimento socialmente reconhecido;
- Elevar a auto-estima, a criatividade, a imaginação e o trabalho coletivo;
- Enfrentar as dificuldades não como fracassos, mas sim como desafios a serem superados;
- Compreender as diferenças individuais e respeitar os limites do outro.


Ao professor cabe:
- Ser a mola mestra que orienta o trabalho;
- Impulsionar o aluno a progredir superando barreiras.


À prefeitura cabe:
- Providenciar o local onde acontecerão as aulas, facilitando para que se atenda aos alunos na comunidade onde moram.


Ao Sindicato Rural cabe:
- Ser o ponto de apoio aos professores quando estes necessitarem;
- Estimular para que um trabalho dinâmico contagie a todos, conseguindo mais adesões ao mesmo.


Ao Rotary cabe:
-
Transformar a realidade a partir do momento em que se assume a existente;
-
Apoiar os professores quando solicitado, para melhor desempenho do trabalho;
-
Colaborar com os atendimentos médicos que os alunos precisem;
-
Providenciar óculos para os alunos, pois a maioria não aprende porque não enxerga direito.


II. Recursos

-
Jornais e revistas;
-
Entrevistas, trabalhos em campo;
-
Jogos;
-
Trabalho com sucatas, recortes, colagens;
-
Pintura com técnicas de envelhecimento e outras mais simples;
-
Livros paradidáticos para leituras diversificadas;
-
Livros didáticos com textos diversificados para diferentes tipos de leitura.
-
Receitas;
-
Músicas;
-
Poesias;
-
Roupas que são doadas para realizar o mini mercado ensinando a matemática;
-
Biblioteca;
-
Sala de informática.

III.
Desenvolvimento

O trabalho com estas classes exige real integração curricular e faz-se necessário organizá-lo, articulando a concepção de educação aos objetivos, conteúdos e formas de ensinar, a fim de atingirmos as metas propostas. Todas as propostas giram em torno de núcleos centrais incluindo conteúdos especiais. Os eixos centrais se definem:


Língua Portuguesa:


Leitura e produção de textos. Sintetizando este trabalho, levar-se-ão em conta as razões para se ler e produzir textos dentro dos contextos sociais, humanos e educacionais. Neste sentido, enfatiza-se:

-
Cidadania com a participação social;
-
A formação do sujeito autônomo, crítico e democrático;
-
A aprendizagem desenvolvendo interesses, habilidades e promovendo crescimento;
-
A percepção, postura e atitudes diante do mundo, onde tudo é leitura;

Isto levará o aluno a criar, compreender e aprender, pois estará trabalhando textos: informativos (jornais, revistas), instrucionais (receitas, jogos), de convencimento (propaganda, anúncios), de enredamento (contos, histórias, poemas).


Destes materiais serão vistos e identificados os recursos lingüísticos e visuais, a qualidade, a relação dentro do tempo e história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário